ACADÉMICA | BASQUETEBOL
Secção de Basquetebol
Associação Académica de Coimbra
Desde1928
Agora estamos em http://aacbasquetebol.clubeo.com
AMIGOS do basquetebol da Académica
Parceiros Institucionais
Câmara Municipal de Coimbra
Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola Instituição Particular de Solidariedade Social
Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol - Instituição de Utilidade Pública
PATROCINADORES
Empresa Fabril de Produtos Eléctricos, S.A.
Produção e comercialização de árvores de fruto
Viveiros de árvores de fruto
Fabrica Estrela da Beira - Indústria de Torrefação de Café
MECENAS
Restaurante Dom Duarte II
Restaurante Brasil
Lavandaria Lave Sec
Desde a sua fundação, em 1887, que a Associação Académica de Coimbra | AAC está totalmente focada na construção de uma prática de apoio e criação de condições de desenvolvimento pessoal e de cidadania nas diversas áreas culturais e desportivas.
A Secção de Basquetebol da AAC, desde 1928, assumiu ter como objectivo a educação dos seus atletas na prática do basquetebol como modalidade orientada para a competição(*), distinguindo-se do desporto escolar, ["(...)o conjunto de práticas de actividades desportivas desenvolvidas como complemento curricular e ocupação de tempos livres(...)"].
Através do desporto de competição garantimos competências de ensinamento do trabalho em grupo, da gestão de conflitos, da compreensão da existência e do respeito pelas hierarquias, do respeito e da lealdade, da persecução de objectivos, do ultrapassar dos limites pessoais; O desporto, na Secção de Basquetebol, da AAC é meio de excelência na aprendizagem de valores de solidariedade e de cidadania, procurando promover, em paralelo, condições para a formação académica dos atletas.
_________________________________________________________________________________________
(*)"Os objectivos do desporto de competição devem todos contribuir para uma mais profunda socialização respeitando a unicidade de cada individualidade.
O desporto deve ser analisado através de duas perspectivas: competição e relação humana. A primeira deve ser assumida com toda a intensidade e severidade; a segunda deve evidenciar a cooperação. Devemos competir arduamente e fazer todos os esforços para vencer dentro da legalidade e espírito desportivo mas tocados por um sentimento de cooperação que transcenda todas as desigualdades sociais e todas as formas de discriminação.
Para lá da competição, o desporto deve ser uma escola de humanismo mesmo quando alguém é derrotado. Devemos lutar contra a alienação humana induzida pela assunção de que só a vitória conta." (In Gymnasium - Revista de Educação Física, Desporto e Saúde> v. 2, n. 1 (2011) > ACERCA DA COMPETIÇÃO DESPORTIVA > Rodrigues dos Santos, José A.)